Selo ABOL

« voltar para publicações

ABOL registra posicionamento quanto aos boatos recentes de nova paralisação

Prezados(as) Senhores(as),

A ABOL – Associação Brasileira de Operadores Logísticos, entidade que representa os operadores logísticos no Brasil, dispondo em seus quadros de 27 (vinte e sete) dos mais expressivos players no mercado, registra sua total desaprovação quanto aos boatos recentes sobre um possível novo movimento grevista, os quais, são, efetivamente, um desserviço à estabilidade do país.

A primeira paralisação que durou 10 (dez) dias, chegou a contabilizar prejuízos superiores a R$70 bilhões para a sociedade e para a economia do país, com elevados impactos na indústria, no agronegócio, no comércio e serviços.

Os operadores logísticos, que não detém muitos ativos e dispõem, na sua grande maioria, de pouca frota própria, têm nos caminhoneiros autônomos e nas empresas transportadoras, uma relação de positiva parceria, conhecendo de perto, portanto, as dificuldades da categoria. E, embora o direito constitucional de greve seja legítimo, a ABOL externa sua desaprovação quanto a novas iniciativas dessa natureza que terminam por ameaçar a livre circulação de pessoas e bens, garantidas por lei.

Na esteira das negociações havidas entre o Governo Federal e a categoria, a ABOL faz registrar ainda, a sua discordância quanto a tabela de frete mínimo, entendendo que esse mecanismo de controle de preços fere os preceitos de livre mercado. Assim o faz por coerência às suas crenças e ditames estatutários, cujos valores firmam comprometimento à livre concorrência, dialogando harmonicamente com o texto constitucional.

Entende por fim, a ABOL e seu corpo dirigente, que o momento é de fortalecimento do estado democrático de direito e dedicação total à retomada do crescimento econômico, intensificando o trabalho de todos para redução do ainda perverso quadro de elevado desemprego no país, enfatizando e devotando suas esperanças de que, através da soberana vontade popular do voto, em outubro próximo, escolher-se-á o novo destino da nação.

São Paulo, 03 de junho de 2018

Carlos Cesar Meireles Vieira Filho

Presidente Executivo / ABOL

(Para upload de curriculum,
acesse o site via desktop)