Selo ABOL

« voltar para publicaçõesABOL dá posse a novos conselheiros, divulga os trabalhos realizados na gestão 2015-2016 e apresenta agenda para o exercício 2016-2017.

Prezados(as) Senhores(as),

No último dia 03 de novembro, no Centro de Convenções da nova sede da ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos realizamos a XIX Assembleia Geral Ordinária (AGO), a última de 2016, quando demos posse aos novos conselheiros da instituição, que neste ano completou 04 (quatro) anos de fundação.

Em substituição ao presidente Gennaro Oddone (exercício 2015-2016) também diretor presidente da Tegma Soluções Logísticas S.A., que, com sua vasta experiência e o seu reconhecido histórico profissional, pode emprestar à ABOL ricos momentos de discussão e reflexão sobre os imensos desafios do segmento, assume Oswaldo Dias de Castro Jr., diretor geral da Golden Cargo Transportes e Logística Ltda. para a gestão 2016-2017. Oswaldo Castro Jr., que também é fundador da ABOL, vem de família tradicional no ramo dos transportes, tendo sido diretor geral da Expresso Araçatuba, fundada pela sua família em 1952.

Como diretor Executivo da ABOL, tendo tido o privilégio de ser, uma vez mais confirmado como seu titular, vejo a posse de Oswaldo Castro Jr. como de expressiva relevância, exatamente por ser ele um tradicional empresário do setor de transporte e logística, entendendo profundamente os graves problemas do setor e os hercúleos desafios que se tem a enfrentar. Certamente, com seu fluido trânsito nas várias áreas do setor, Oswaldo Castro Jr. trabalhará para promover ainda maior integração da ABOL com outras associações irmãs, ampliando o espectro de cooperações institucionais da associação.

Nesse instante em que a economia do país clama por novos investimentos e soluções para os gargalos logísticos, o setor de operadores logísticos tem muito a contribuir, e a ABOL, através de sua agenda regulatória, do foco objetivo no desenvolvimento de boas práticas empresariais e de qualificação do capital humano, buscando estimular sempre a elevação continuada do padrão do serviço logístico prestado no país, tem tido especial privilégio com um board de conselheiros comprometidos e alinhados com essa agenda!

Não é sem razão que vimos investindo muito em estudos, pesquisas, e projetos para a melhor caracterização e regramento do setor. Como sabido e disponibilizado gratuitamente no site da ABOL, o primeiro estudo realizado pela KPMG Consulting, Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, com a participação da Fundação Dom Cabral (FDC), trouxe-nos a definição taxonômica exata do operador logístico a qual, cotejada com países referenciais, pode contextualizar com precisão as atividades do setor, permitindo-nos quantificar nosso mercado em relação à receita bruta, empregos diretos e indiretos gerados, impostos e encargos arrecadados, dentre outras informações relevantes. Além disso, o estudo nos trouxe métodos e boas práticas usuais nesses países referenciados, além de procedimentos universais de certificação.

Outros projetos estão em curso dentro do planejamento estratégico da associação. Sendo o Capital Humano a rubrica de maior atenção, demanda-nos estudos aprofundados com relação à qualificação, capacitação e o seu correto dimensionamento. Para tanto, vimos realizando junto a PwC o programa People Analytics - Benchmarking de Capital Humano, o qual nos permite analisar mais de uma centena de Key Performance Indicators (KPIs), propiciando aos nossos associados elementos qualitativos e quantitativos extremamente calibrados para melhor servir ao mercado contratante de serviços logísticos, com sofisticação e excelência.

Mas não param por aqui nossas atenções! Junto ao People Analytics, estamos já há dois anos trabalhando na construção de parâmetros simétricos de conteúdo de cargos, salários e benefícios junto à Korn-Ferry/Hay-Group, permitindo que haja uma comparação coerente para ofertar serviços cada vez mais estruturados, obedecendo a uma plataforma comum de entendimento pelas boas práticas gerenciais e de compliance corporativa.

Soma-se a esses projetos da área humana, outros voltados a excelência operacional e inovação. Com a Integration Consulting estamos desenvolvendo o projeto Benchmarking de Excelência Operacional onde trabalhamos mais de cinquenta indicadores de desempenho como o On Time In Full (OTIF), On Time Delivery (OTD), On Time Shipment (OTS), Ocupação de Armazéns, Índice de Avarias, Acurácia de Inventário, dentre outros tantos, além das medidas e técnicas de boas práticas.

Para o exercício 2016-2017 muito temos a ousar! Além de robustecer nossas ações na continuada agenda regulatória junto ao Congresso Nacional, seguiremos realizando novos projetos, desde a releitura atualizada dos números do setor, a implantação do Índice Nacional de Custos de Armazenagem e Gestão de Estoques (INCA) o qual, administrado junto ao Índice Nacional de Custos do Transporte de Cargas (INTC) da Associação Nacional do Transporte de Carga & Logística (NTC&L), poderá ser avaliada a atividade de operações logísticas como um todo.

No nosso farol está um projeto de diagnóstico e análise do ambiente em termos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), que trará, certamente, ainda maior alinhamento com a demanda do embarcador, do tomador dos serviços logísticos.

Complementando a agenda de 2016-2017 está a divulgação dos números comparados do setor. A medida que esses números puderem ser confrontados com segurança e a maturidade necessária, compartilharemos com o mercado, cumprindo nosso papel estatutário de divulgarmos nossas atividades, trazendo transparência à nossa gestão, podendo com isso, avançar com respeito e reconhecimento nas ações de cooperação junto à outras instituições do setor, sempre pensando no desenvolvimento sustentado do país, sem perder o foco na excelência operacional e redução do custo Brasil.

Com a intensa programação aqui reportada, a última AGO cumpriu seu intento elegendo ainda os Conselhos Fiscal e de Ética, tendo sido eleito para o primeiro, Ricardo Molitzas, diretor executivo da Santos Brasil S.A. e, para o segundo, Celso Delle Donne Luchiari, presidente da Transportadora Americana Ltda., outro respeitado empresário do setor, comandando uma empresa com 75 anos de Brasil!

Para as Diretorias Adjuntas de Assuntos Jurídicos e Regulatórios (DAJR), de Desenvolvimento do Capital Humano (DDCH) e de Excelência Operacional e Inovação, foram reconduzidas, respectivamente, Adriana Franco, head do Jurídico do Grupo TPC, Elaine Ferreira, diretora de RH da FM Logistic e Angelita Camargo, gerente de Contratos da ID-Logistics.

Ainda temos dois meses para fecharmos o ano, o que aproveitamos para desejar que seja um excelente final de ano a todos, e que venha um 2017 cheio de possibilidades concretas de trabalho e desenvolvimento econômico.

São Paulo, 07 de novembro de 2016

Atenciosamente.

Carlos Cesar Meireles Vieira Filho

Presidente Executivo - ABOL

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