Selo ABOL

« voltar para publicaçõesSOLISTICA , do Grupo FEMSA, adquire a AGV Logística e anuncia projeto de expansão no Brasil

Prezados(as) Senhores(as)


A SOLISTICA, empresa do grupo mexicano FEMSA, anuncia a aquisição da AGV, líder em armazenagem e distribuição no Brasil. 

O Grupo Fomento Econômico Mexicano, S.A.B. de C.V. ("FEMSA") anunciou hoje que a SOLISTICA, subsidiária de operação logística da FEMSA, chegou a um acordo para adquirir a AGV, uma empresa líder em armazenamento e distribuição de valor agregado no Brasil, com vendas anuais em torno de R$ 650 milhões.

Fundada em 1998, a AGV é um operador logístico líder nos setores de saúde e nutrição, com forte atuação em bens de consumo. Possui 40 centros de distribuição em 15 Estados, somando mais de 300 mil m2 e atendendo, aproximadamente, 4.400 cidades e mais de 30 mil pontos de entrega.

A companhia se destaca por sua tecnologia proprietária, forte equipe, cultura de serviço ao cliente e melhoria contínua, que se encaixam perfeitamente nos planos da SOLISTICA.

Esta transação representa um novo importante bloco de construção da estratégia da SOLISTICA no Brasil. Segundo informações da organização, a empresa passará a ser a maior operadora de soluções de logísticas para terceiros - Third Party Logistics Provider  (3PL), totalmente integrada no mercado brasileiro, construindo um fator diferencial chave entre os principais líderes no setor.

Desde a aquisição da Expresso Jundiaí e Atlas em 2013 e 2015, respectivamente, a SOLISTICA desenvolveu seu portfólio de serviços para se tornar um importante operador logístico de cargas fracionadas (LTL) no Brasil.

A AGV gerará sinergias, complementará a plataforma e aprimorará significativamente a proposta de valor aos clientes, avançando no provimento de soluções logísticas integradas (one-stop-shopping) para o principal mercado brasileiro.

A transação está sujeita a aprovações regulatórias habituais e espera-se que seja encerrada durante o primeiro trimestre de 2020.

A SOLISTICA é o integrador latino-americano de soluções logísticas 3PL para o mundo, com presença no México, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Brasil e Estados Unidos.

Oferece soluções da cadeia de abastecimento através da FTL Transport, LTL Distribution, Warehousing, Value Added Services, Multimodal Solutions, International Logistics and Vehicle Maintenance através da sua subsidiária Mecanica Tek.

Seu foco em segurança, inovação e flexibilidade, e sua capacidade de se adaptar à evolução de seus mais de 4.000 clientes, permitem à SOLISTICA projetar a configuração ideal para resolver qualquer desafio logístico em todos os setores. É uma empresa da FEMSA que cria valor econômico e social operando uma estratégia de negócios sustentáveis, baseada em sua cultura e valores, com mais de 21.000 funcionários.

A FEMSA cria valor econômico e social por meio de empresas e instituições e se esforça para ser o melhor empregador e vizinho das comunidades em que atua. Participa do setor de varejo por meio da FEMSA Comercio, que compreende uma Divisão de Proximidade que opera a OXXO, uma cadeia de lojas de pequeno formato, uma Divisão de Saúde, que inclui farmácias e atividades relacionadas, e uma Divisão de Combustível, que opera a cadeia OXXO GAS de estações de serviço de varejo.

Na indústria de bebidas, participa através da Coca-Cola FEMSA, engarrafadora pública de produtos da Coca-Cola; e na indústria da cerveja, como acionista da HEINEKEN, uma cervejeira com operações em mais de 70 países.

Além disso, por meio de sua unidade de Negócios Estratégicos, fornece soluções de logística, soluções de refrigeração de ponto de venda e soluções de plástico, tanto para as suas unidades de negócios e clientes terceiros da FEMSA. Através de suas unidades de negócios, a FEMSA tem mais de 295.000 funcionários em 13 países.

A FEMSA é membro da Dow Jones Sustainability MILA Pacific Alliance, do FTSE4Good Emerging Index e do Mexican Stock Exchange Sustainability Index, entre outros índices que avaliamo desempenho da sustentabilidade.

Para o presidente da SOLISTICA no Brasil, José Manuel Juarez, esse foi um importantíssimo passo da companhia que tem planos ousados para o Brasil. "A SOLISTICA acredita no setor de operadores logísticos do Brasil e, estar na ABOL, é uma decisão mais do que acertada, é estratégica!" 

Para nós da ABOL, é motivo de extremo orgulho ver o mercado se consolidar de forma consistente, pujante e sustentável, tendo sido, nestes sete anos de fundação, ente fundamental de promoção e divulgação do setor com foco no seu reconhecimento e regulamentação própria.

Estamos muito felizes em trazermos diariamente boas notícias ao mercado. Hoje, mal informamos o ingresso do nosso associado número 32, a GEODIS LOGÍSTICA, uma das mais importantes operadoras logísticas do mundo, trazemos mais uma notícia positiva, a aquisição pela SOLISTICA, da AGV, uma das fundadoras da ABOL.

Estamos felizes em provermos cada vez mais um melhor ambiente de negócios para o setor, através da melhor e maior segurança jurídica. Muitas são nossas ações, dentre elas, a tramitação de um projeto de lei que visa aportar mais conhecimento ao mercado sobre o operador logístico, e atualizar/modernizar a lei de armazenagem geral, que faz, em 21 de novembro p.f., 116 anos.

Parabéns a todos aqueles que fizeram acontecer a grande operação de aquisição da AGV pela SOLISTICA. Muito sucesso a todos!

Um ótimo final de semana.

São Paulo, 08/11/2019

Fraterno abraço.

Carlos Cesar Meireles Vieira Filho

Diretor Presidente - ABOL

FEMSA ADQUIRE A AGV.pdf

(Para upload de curriculum,
acesse o site via desktop)