Selo ABOL

« voltar para publicaçõesABOL encerra seu V Congresso comemorando o sétimo aniversário da entidade

FOTO OFICIAL CONGRESSISTAS.jpg

Quando tentamos realizar mudanças em nossas sociedades, somos tratados primeiramente com indiferença, depois com ridículo, depois com abuso e depois com opressão. E, finalmente, o maior desafio nos é lançado: somos tratados com respeito. É esse o estágio mais perigoso.” Dr. A.T. Aryaratne


Prezados(as) Senhores(as),

No último dia 17 de julho completamos nosso sétimo aniversário, regozijados por brindarmos com todos esta marca de grande sucesso, e de muitos importantes feitos para os Operadores Logísticos, para seus clientes embarcadores, parceiros e demais stakeholders públicos e privados.

Para consagrarmos essa importante marca, que muito nos engrandece, realizamos no dia de ontem, 08/08 e hoje, dia 09/08/2019, no Royal Palm Plaza, em Campinas, o V Congresso ABOL 2019, estruturado com uma programação fantástica, especialmente preparada para compor um ambiente profícuo de discussões sobre temas chaves para o nosso setor e para o país.

Ao idealizarmos a programação desta quinta edição comemorativa do nosso sétimo aniversário, trouxemos a “Plataforma Logística Inovadora: o Operador Logístico como elemento indutor de competitividade”, como mote principal.

Para decidirmos o tema central, consideramos o farto cardápio de assuntos que se veem em curso, desde o novo governo com sua agenda ainda não consolidada, as necessárias reformas, o desemprego ainda alarmante, até os importantes desafios que temos a enfrentar, a exemplo da retomada dos investimentos em infraestrutura, fundamentais para o desenvolvimento da economia.

No âmbito da ABOL – Associação Brasileira de Operadores Logísticos, ao comemorarmos nosso sétimo ano de fundação, temos muito a celebrar, registrando, principalmente, o regozijo de contarmos com 31 associados, tendo crescido desde a fundação, nada menos do que 94% nesse período.

Ter chegado a este nível de importância e representatividade, conquanto já somamos mais de 24,77% de um robusto mercado formado por 269 empresas, as quais, juntas, faturam mais de R$80 bilhões, empregam cerca de 1,4 milhão de brasileiros, arrecadando aos cofres públicos algo como R$23bilhões em tributos, impostos e encargos ao ano, não foi tarefa fácil, e merece ser enaltecido e muito comemorado!!!

A frase que escolhemos para abertura, do filósofo pacifista Dr. A.T. Aryaratne, ganhador do Prêmio Gandhi, nos traz, entretanto, uma fundamental reflexão, dado termos estreado em 2012, em campo já bastante dominado e marcado por muitos atores do setor, o que nos trouxe naturais resistências.

Pois bem, nesses sete anos, com muito trabalho, persistência, obstinação, crença, resiliência e seriedade, construímos uma casa de respeito, transparente, com propósitos e pragmatismo que evidenciam o compliance exigido por nossos associados, o que nos faz ser admirados por todos eles. Temos, senhores e senhoras, um patrimônio incalculável a ser zelado para o seu continuado crescimento.

Ao chegarmos até aqui, portanto, o maior desafio nos é lançado, continuarmos crescendo com o mesmo foco, o mesmo compromisso republicano, a mesma determinação, transparência e entrega de serviços aos nossos associados e à sociedade, de forma sustentável e sustentada.

Para tanto, vimos nos dedicando intensamente ao Projeto de Lei (PL) que busca o reconhecimento da nossa atividade e a atualização do decreto no. 1.102 de 1903, que trata da armazenagem geral. O PL está maduro e apto a tramitar! Por falta de conhecimento, contudo, algumas resistências são postas, o que não nos assusta, pois entendemos fazer parte do jogo democrático, mesmo tendo a certeza de que, tais resistências, são postas de forma equivocada!

Somos, senhoras e senhores, um setor naturalmente de vanguarda, assim, olhamos para frente, focando na tecnologia 4.0, buscando sempre os melhores recursos, quer seja em inovação, quer seja no desenvolvimento dos seres humanos que fazem tudo isso girar, acontecer.

Assim, com imensa satisfação, encerramos hoje, dia 09/08/2019, o V Congresso ABOL 2019, cumprindo, com excelência e pleno reconhecimento, a agenda programada, que teve na abertura, palestras dos professores Eduardo Giannetti da Fonseca e Claudio Frischtak, também conselheiro da ABOL, que versaram sobre a Análise da atual conjuntura econômica brasileira e das perspectivas futuras do país, e O desafio da modernização da economia brasileira e a trajetória dos investimentos em infraestrutura, respectivamente, seguidas da palestra do também professor Leandro Karnal, que nos trouxe ricas análises sobre o Planejamento e estratégia para um novo tempo.

O corolário desse primeiro dia foi o elevadíssimo nível de discussões, estruturando e dando o diapasão para o que seria tratado hoje, na vertical tecnológica, inaugurada com palestra do ensaísta e estudioso em tecnologia digital e inovação, Gil Giardelli, que versou sobre a A quarta revolução industrial e a transformação digital, seguido pelo Chief Security Officer da Embratel, Yanis Cardoso Stoyannis, trazendo o Gerenciamento de riscos cibernéticos na era da inovação e transformação digital.

Na esteira das duas primeiras palestras, tivemos o consultor e empresário Ricardo Pelegrini, CEO e sócio cofundador da Quantum4 Soluções de Inovação e ex-presidente da IBM/Watson, que ministrou a Transformação digital, cognitiva e inovação aberta: inovar nunca foi tão fácil.

Encerrando o painel, o professor da FDC, Paulo Resende, também conselheiro consultivo da ABOL, apresentou-nos os Desafios brasileiros na implantação de inovações na logística empresarial, alinhavando, como moderador, as palestras anteriores.

Se hoje encerramos o dia em comemoração, o fazemos na certeza de que temos ainda muito a fazer, de forma transparente e dedicada, buscando sempre as melhores práticas e o melhor resultado para o setor e para o país.

Campinas/SP, 09 de agosto de 2019

Fraterno abraço.

Carlos Cesar Meireles Vieira Filho

Diretor Presidente - ABOL

(Para upload de curriculum,
acesse o site via desktop)