Selo ABOL

« voltar para publicaçõesPDC - Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da FDC - Fundação Dom Cabral, uma plataforma de excelência em gestão corporativa

Prezados(as) Senhores(as),


Durante duas semanas (de 25 a 29/06/2018 e de 13 a 17/08/2018) participei do PDC – Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da FDC - Fundação Dom Cabral, em Nova Lima, MG, o qual reputo como de excelência técnica e acadêmica.

O mundo corporativo e as instituições associativas vêm dando saltos qualitativos no caminho da boa e correta governança, bem assim na construção de plataformas de compliance que as elevam a níveis e padrões internacionais, aportando uma nova ordem de elementos de gestão.

O PDC tem como objetivo a preparação para o exercício pleno e eficaz do papel de conselheiro nessas plurais e diversas organizações, promovendo a compreensão profunda sobre a função e as responsabilidades do CAD - Conselho de Administração, permitindo que o participante compreenda a relevância, a complexidade e o alcance do CAD na dinâmica atual dos negócios.

Trata-se de um curso tanto para os membros do CAD, quanto para executivos "C-Level" dessas organizações e instituições, que pretendem melhor atuar nos seus conselhos, bem como capacitarem-se a vir a atuar, no futuro, em outros CADs.

As discussões, o debate, o estudo fecundo e profícuo, estimulam a reflexão plural e a aplicação prática em um ambiente propício para a formação de uma rede de contatos extremamente selecionada, forte e, certamente, duradoura.

O corpo docente é formado por luminares do porte do professor Haroldo Mota, da professora Elismar Álvares, do professor Gilberto Braga, do professor Reinaldo Lucas, do professor Thomas Brull, do professor Edison Carmagnani, do professor Roberto Patrus, do professor Jairo Procianoy e do professor Paulo Vicente, todos, sem exceção, de extrema e reconhecida competência empresarial, acadêmica e corporativa.

Para contextualizar o PDC, segue a programação:

* Fundamentos de Finanças para Conselheiros.

* Cenário da Governança no Brasil.

* Relações entre Acionistas, CAD - Conselho de Administração e Gestão Executiva.

* Melhores Práticas do CAD e seus Comitês.

* Papéis e Relacionamentos entre os Órgãos e Dispositivos da Governança Corporativa.

* O Papel e os Desafios do CAD na Tomada de Decisão sobre Ativos Intangíveis.

* Eficácia do CAD: Metodologias e Instrumentos de Avaliação.

* Estimativa do Valor da Empresa e a sua Gestão.

* Legislação, Riscos, Contratos e Responsabilidade Jurídica dos Conselheiros.

* Construção e Avaliação das alternativas para o Crescimento do Negócio.

* Ética no CAD.

* Política de Dividendos e de Crescimento.

* Riscos para Gestores e Acionistas.

* Cenários Futuros e seus Impactos na Estratégia dos Negócios.

* Estratégia e Processo de Tomada de Decisão.

Queremos agradecer à gerente do PDC em Nova Lima, Adriane Rickli, e sua equipe de coordenação, Daniela Scarioli Soares e Déborah Silva de Castro, as quais tiveram participação impecável.

Não poderia deixar de externar uma especial e distinguida nota de agradecimento aos colegas participantes desta vigésima terceira turma, aos quais devo grande reconhecimento pela competência, pela elevada participação e espírito de equipe, pelo companheirismo e elevadíssimo respeito nas relações e trabalhos realizados.

Destaque merece ser feito à conclusão do curso com o board case que simulou com extrema competência, a realização de uma simulação ampla e profunda de uma reunião de conselho extremamente próxima à realidade de nossas organizações.

A todos, um fraterno abraço, com o desejo de pleno e continuado êxito.

Nova Lima, MG, 16 de agosto de 2018

Carlos Cesar Meireles Vieira Filho

Presidente Executivo - ABOL