Selo ABOL

« voltar para publicaçõesOperadores Logísticos da ABOL recepcionam a Vigilância Sanitária em Visita Técnica

Foto Anvisa.jpg

Prezados(as) Senhores(as)

Ao completar seu sexto aniversário de fundação, temos o orgulho de registrar a evolução do trabalho que vem sendo realizado pela Vigilância Sanitária (nas três instâncias), junto aos operadores logísticos, sobretudo aqueles filiados à ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos, que vêm abrindo suas portas e operações para que sirvam de verdadeiros laboratórios para a melhor compreensão possível das atividades realizadas.

Como divulgamos no último dia 11/07/2018, tivemos a imensa satisfação de termos sido reconhecidos como OL - Operador Logístico pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, através da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nr. 234, de 20 de junho de 2018, publicada no DOU - Diário Oficial da União nr. 120, de 25 de junho de 2018.

A RDC nr. 234/2018 dispõe sobre a terceirização de etapas de produção, de análises de controle da qualidade, de transporte e de armazenamento de medicamentos e produtos biológicos, e dá outras providências.

Para ter acesso na íntegra, basta acessar o link: http://imprensanacional.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/27128992/do1-2018-06-25-resolucao-rdc-n-234-de-20-de-junho-de-2018-27128955

Na semana passada foi a vez de termos recebido profissionais das três instâncias da Vigilância Sanitária (ANVISA, CVS-SP e COVISA-SP) em algumas unidades de operadores logísticos da ABOL, conforme programação a seguir:

  • Dia 18/07/2018 => AGV Logística S.A. - Vinhedo, SP. e FM Logistic do Brasil Operações de Logística Ltda. – Perus, SP.
  • Dia 19/07/2018 => BIOMEDICAL Distribution Mercosur Ltda. (BOMI) – Itapevi, SP e ATLAS Logística Ltda. (FEMSA) – Jundiaí, SP.
  • Dia 20/07/2018 => WILSON SONS Logística Ltda. – Santo André, SP.

Durante as visitas as autoridades tiveram a oportunidade de presenciar com detalhes e abrangência devidas, as operações e suas etapas, cotejando as normas com a taxionomia do operador logístico, de ser “a pessoa jurídica capacitada a prestar, através de um ou mais contratos, por meios próprios ou por intermédio de terceiros, os serviços de transporte (em qualquer modal), armazenagem (em qualquer condição ou regime fiscal) e gestão de estoque (utilizando sistemas e tecnologia adequada).”

Acreditamos que essa integração e as visitas técnicas, permitirão dar celeridade à atualização/modernização normativa, assim como o fez a ANVISA, com a RDC nr. 234, e estará promovendo com a formulação da CP (ANVISA) nº 343/2018, que trata das boas práticas de distribuição, de armazenamento e de transportes de medicamentos e insumos farmacêuticos, e dá outras providências.

Certamente, é esse o caminho mais assertivo para o ganho maior da segurança jurídica do setor.

Assim sendo, agradecemos nominalmente à todos os membros da Visita Técnica, conforme segue:

  • Dra. Erieldes Sousa Silva => ANVISA/GIMED - Gerência de Inspeção e Fiscalização de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos.
  • Dr. Renato Costa => ANVISA/COIME - Coordenação de Inspeção e Fiscalização de Medicamentos.
  • Dr. Jangley Bahia Costa => ANVISA/CPROD - Coordenação de Inspeção e Fiscalização de Produtos para a Saúde.
  • Dra. Isabel Gomes Pereira => COVISA/NVA - Núcleo de Vigilância de Medicamentos.
  • Dra. Vanessa Sayuri Shimizu => COVISA/NVA - Núcleo de Vigilância de Medicamentos.
  • Dr. Carlos Roberto Alonso da Silva => CVS - Centro de Vigilância Sanitária.
  • Dra. Janaina Cassaniga => COVISA/UVIS - Unidade de Vigilância em Saúde.

Ao tempo em que também agradecemos às lideranças dessas egrégias casas, nas pessoas de:

  • Dr. William Dib => ANVISA/DIMON – Diretoria de Controle e Monitoramento Sanitário.
  • Dr. Renato Porto => ANVISA/DIREG – Diretoria de Regulação Sanitária.
  • Dra. Isabel de Lelis – CVS/DITEP – Diretoria Técnica de Produtos.
  • Dra. Martha Virgínia Gewehr Machado – COVISA/DVPSIS – Divisão de Vigilância de Produtos e Serviços de Interesse da Saúde.

Desta forma, renovamos nosso compromisso com a mais elevada transparência e o profissionalismo da ABOL e de seus associados, enfatizando a crença de que, por essa via enriqueceremos as discussões e promoveremos a mais condigna e coerente modernização regulatória do setor.

Renovando nossa estima e o mais profundo respeito, agradecemos publicamente às autoridades que se dispuseram a vir realizar tão importante trabalho técnico.

Brasília, 25 de julho de 2018

Saudações,

Carlos Cesar Meireles Vieira Filho

Presidente Executivo - ABOL