« voltar para publicaçõesABOL realiza seu terceiro congresso confirmando sua maturidade e o êxito de seus projetos

Prezados(as) Senhores(as),

Com êxito unanimemente confirmado, concluímos o III Congresso de Planejamento Estratégico da ABOL, edição 2017. O evento, realizado no Royal Palm Plaza, Campinas, nos dias 02, 03 e 04/06/2017, contou com 44 congressistas das 27 empresas associadas, tendo reunido, mais de 100 pessoas, incluindo, além dos associados, parceiros, patrocinadores e apoiadores.

O congresso anual da ABOL ocorre sempre em junho, reunindo seus associados para avaliar o quadro econômico nacional, cotejando-o com a realidade do cenário mundial, avaliando a matriz de investimentos em infraestrutura logística e o que tudo isso pode impactar na cadeia de valor dos operadores logísticos no Brasil. Nesse instante em que a ABOL completa 05 (cinco) anos de fundação (17/07/2017), aproveitamos para avaliar, discutir e deliberar pelo andamento dos projetos em pipeline.

Com a PwC/Sextante, desenvolvemos o Projeto People Analytics Benchmarking de Capital Humano; com a Korn Ferry - Hay Group, realizamos a pesquisa bianual de cargos, salários e benefícios. No campo da excelência operacional e inovação, contamos com a presença e participação da Integration Consulting, que nos tem trazido, com exatidão, o acompanhamento de como estamos posicionados nos melhores padrões operacionais.

Para fechar a carteira de projetos, firmamos acordo de cooperação com a DuPont Sustainable Solutions (DSS), que realizou diagnóstico de gestão de risco junto a nossas empresas. Este trabalho ensejou amplo assessment das empresas filiadas à ABOL no campo da Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), confirmando ser a ABOL uma associação pragmática, focada na melhoria contínua para que fortaleça o conceito das melhores práticas de suas associadas no mercado.

No congresso, recebemos ilustres palestrantes como Claudio Frischtak, PhD, presidente da Inter.B, que versou sobre o panorama político, econômico e da infraestrutura brasileira e as perspectivas possíveis a considerar para os próximos anos. Junto ao Frischtak, tivemos palestra do Profº Paulo Resende, PhD, titular das cadeiras de logística e supply chain da Fundação Dom Cabal (FDC) que proferiu palestra sobre inovações disruptivas e suas influências junto aos operadores logísticos.

Fortalecendo o elenco dos brilhantes palestrantes, tivemos o Fabiano Sant'Ana, Chief Digital Officer (CDO) da Saint Gobain, que nos trouxe a tecnologia digital como vetor de efetivo crescimento com savings em toda a cadeia de valor do setor. Complementando a excelência do evento, tivemos as apresentações do Flávio Zarbinati e o Alfredo Amaral como apresentadores e palestrantes do "case" logística refrigerada promovida pela Mexalux e Iceport.

O ano, ainda que politicamente desafiador, ensejou nossa presença ainda maior junto aos órgãos anuentes, intervenientes e reguladores, para que marchemos na direção da obtenção do nosso marco legal e referencial, reconhecendo o operador logístico no Brasil, como sendo um integrador de muitas atividades logísticas, gerador de eficiência, maximizador de competitividade e redutor de custos logísticos. Para tanto, firmamos parceria com a Tecnologística para atualizar os números do mercado, os quais realizamos tratamento juntos a Parallaxis Consultoria Econômica, cujo estudo encontra-se na edição 252, de junho de 2017, da Tecnologística.

Por fim, nesta edição do congresso, lançamos o filme institucional da ABOL, o qual será amplamente veiculado para que se mostre as inúmeras e hercúleas dificuldades do setor. O filme apresentado durante o congresso e disponível nas redes sociais, visa também esclarecer a real missão da ABOL junto à sua agenda regulatória.

Pedimos que viralizem o vídeo, pois reflete a desafiante agenda da ABOL.

Fraterno abraço.

Oswaldo Dias de Castro Jr. e Carlos Cesar Meireles Viera Filho, respectivamente, presidente do Conselho Deliberativo e presidente executivo da ABOL

ABOL