Selo ABOL

« voltar para publicaçõesMais um ABOL DAY de grande sucesso

ABOL.DAY.18.06.2019.jpg

Prezados(as) Senhores(as),

Para falar sobre o ABOL DAY deste dia 18 de junho de 2019, queria trazer à luz, um provérbio africano que diz: "...é preciso toda uma sociedade para educar uma criança!". 

Assim neste ABOL DAY de hoje, das 15h00 as 18h00, no Centro de Convenções da sede da ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos, na Vila Hamburguesa, reunimos nossos associados para discutir tema de extrema importância para nossas empresas, para nosso setor e, principalmente, para o país!

Trata-se da Lei Federal no. 10.097 de 2000 que determina que todas as empresas, com exceção das Micro e Pequenas Empresas, as quais incluídas no Simples Nacional, devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos na condição de aprendizes.

O instituto da aprendizagem que cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para
as empresas, pois prepara o jovem para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, permite às empresas formarem mão de obra qualificada, cada vez mais necessária em um cenário econômico em permanente evolução tecnológica.

Com base na Lei Federal, onde o tema é tratado, o contrato de aprendizagem pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Os jovens têm, portanto, a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa.

Essa fórmula traduz o que tanto se busca, o trabalho onde todos, simplesmente todos, ganham: o jovem aprendiz, a empresa, a sociedade e todos aqueles que dela participam. É a reprodução do modelo de ensinança de forma expandida e, sendo a educação, a única revolução verdadeiramente democrática a ser empreendida e festejada por todos.

Lembro aqui de mais um ensinamento, neste caso, do filósofo francês Victor Hugo, que dizia (sic) "...aquele que abre uma escola fecha uma prisão", entendendo que somente através da educação teremos cidadãos livres, preparados para um mundo verdadeiramente livre, democraticamente soberano nos seus direitos humanos.

Diante disso, tendo o tema como de extrema importância para nós da ABOL, buscamos discuti-lo com bastante clareza e profundidade junto a nossos associados, trazendo para nosso ABOL DAY, nossos parceiros da Giamundo Neto Advogados, que brindou a todos com brilhante palestra do seu sócio Luiz Fernando Plens de Quevedo, casada com palestra não menos efusiva, do professor Alessandro Saade, superintendente executivo da Espro - Ensino Profissionalizante.

Enquanto Quevedo abordava a extensão ampla da letra da lei, Saade nos trazia como solucionar o assunto de forma positiva e pró-ativa, utilizando-se, para tanto, de plataforma de inserção pelo ensino profissionalizante, de forma a expandir as muitas possibilidades de unir o fundamento da lei, com a amplitude da educação.

Os números da Espro, ao longo dos seus 40 anos de trajetória, a credencia para unir-se a este esforço conjunto proporcionado pelo ABOL DAY de hoje, conquanto somam mais de 600 mil atendimentos sociais e mais de 105 mil aprendizes inseridos no mundo formal do trabalho profissional.

Os Operadores Logísticos são intensivos de mão de obra, gerando, no Brasil, mais de 1,4 milhão de postos de trabalho, tendo, na ABOL, importante participação, dado que, seus 31 associados geram mais de 70 mil empregos diretos.

Para melhor compreensão, anexamos as palestras da Giamundo Neto Advogados e da Espro - Ensino Profissionalizante.

Os eventos ABOL DAY ocorrem na proporção direta das inúmeras demandas dos associados,  sempre que houver temas do interesse de todos.

Boa leitura e um ótimo feriado.

Saudações,

Carlos Cesar Meireles Vieira Filho

Diretor Presidente - ABOL

São Paulo, 18 de junho de 2018

ABOL DAY - 18.06.2019 - ESPRO.pdfABOL DAY - 18.06.2019 - GIAMUNDO.pdf



(Para upload de curriculum,
acesse o site via desktop)