Selo ABOL

« voltar para publicaçõesABOL Realiza visita técnica ao Planeta Azul da Braspress

Collage 2019-04-28 11_49_25.jpg

Prezado(as) Senhores(as),

Na última sexta-feira, dia 26/04/2019, estivemos, em comitiva, no Planeta Azul da Braspress!

Anteriormente, em 2018, com o fraterno amigo Tayguara Helou, estivemos no Planeta Azul, quando ficamos, regozijados por depararmo-nos com o estado da arte em crossdocking no Brasil e, seguramente, à frente de muitos países líderes do mundo. Sempre digo que tecnologia de ponta não tem fronteira, e o Planeta Azul é o corolário desta máxima!

Recentemente, conversando com o presidente, Urubatan Helou, buscávamos alinhar uma data para levarmos um grupo de associados da ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos ao Planeta Azul, com o objetivo de trocarmos experiências, intercambiarmos tecnologias e podermos apresentar aos nossos empresários, uma operação exemplar em crossdocking no Brasil.

Temos, como princípio na ABOL, que em educação e capacitação, não há ponto de saturação, assim, visitas e missões técnicas fazem parte da nossa incansável agenda de conhecimento e trato dos temas afetos à melhoria contínua da produtividade, competitividade, boas práticas, certificações, redução de custo e risco, fundamento pétreo no escopo de atuação dos operadores Logísticos.

Essa tarefa se vê atendida quando a visita técnica se dá em uma das maiores empresas de encomendas expressas da América Latina e do Hemisfério Sul. Fundada em 1977 por Urubatan Helou e seu amigo-sócio Milton Petri, a Braspress coleciona números impressionantes, como os que resumimos a seguir:

  • São 100 filiais no Brasil, na Argentina e Uruguai.
  • Gera mais de 6.000 empregos diretos, mais 2.000 indiretos.
  • São mais de 18.000 coletas e 60.000 entregas por dia, o que representa 1.200.000 despachos por mês.
  • Com uma frota de 2.000 veículos próprios, com idade média de 3,4 anos, e quase 2.000 unidades de parceiros contratados, a Braspress dispõe de mais de 2.000 motoristas vinculados, sendo mais de 35% de motoristas mulheres, confirmando sua liderança e seu compromisso com a diversificação de gênero.
  • O Planeta Azul, sediado em Guarulhos, SP, inaugurado em 2016, conta com 230.000 metros quadrados de área total, e 90.000 metros quadrados de área coberta. Suas instalações abrigam o mais moderno sistema de segurança e tecnologia da informação, com Data Center configurado para padrão Tier III de confiabilidade.
  • O Hub Logístico (crossdocking) Planeta Azul, conta com sorter da mais alta tecnologia embarcada, com 6.400 metros de extensão e capacidade de expedição de 15.000 volumes por hora.

Na visita do dia 26/04 p.p., tivemos o privilégio de estarmos com os dois palestrantes do dia, o senador Major Olímpio e o deputado federal Coronel Tadeu, os quais, mostraram-se bastante engajados e comprometidos com o desenvolvimento da logística no país.

Na oportunidade falamos do projeto da ABOL de regulamentação dos operadores logísticos no Brasil e a modernização do Decreto nr. 1.102 de 1903, que trata da Armazenagem Geral, lei anacrônica, que é de extrema importância para as operações logísticas integradas desenvolvidas pelos operadores logísticos no país. Ambos se colocaram ao inteiro dispor para atuarem em favor da nobre causa.

Um dia bastante positivo, o qual pretendemos que se repita tanto no Planeta Azul, quanto junto aos nossos 31 associados. A Braspress, empresa referencial de entrega expressa, ainda não é filiada a ABOL, tendo nossa torcida para que, muito em breve, possa estar aderente à taxionomia do operador logístico definida pela ABOL.

Por ser uma empresa de excelência operacional, e líder nos seus segmentos de atuação, merece muito mais do que o nosso respeito, merece nossa admiração, amizade e aproximação, pois, para nós da ABOL, o que realmente interessa, é o desenvolvimento de excelência do país e, sabemos, que somente com seriedade, ética, comprometimento e compartilhamento, construiremos um setor com padrão internacional, global, de excepcional performance.

Por isso, gostaríamos de agradecer ao anfitrião e grato amigo Urubatan Helou e seus pares, pela excepcional visita, firmando aqui, nosso renovado interesse em unirmos forças e experiências, pois, ao final do dia, é o que efetivamente interessa ao país e aos representantes do setor!

São Paulo, SP, 28 de abril de 2019

 Fraterno abraço.

Carlos Cesar Meireles Vieira Filho

Diretor Presidente - ABOL



(Para upload de curriculum,
acesse o site via desktop)